POR QUE FILL THE GAP

O uso do inglês não é à toa:

Fill the Gap é um projeto que começa no Brasil com a vocação e intenção de ser global. Uma das frases mais famosas do mundo vem do chão do metrô de Londres: mind the gap (atenção ao vão, em tradução livre).

Quando vimos o tamanho do gap, aquele espaço gigantesco e vazio, entre a população brasileira de pessoas negras, indígenas, com defiência, trans e não bináries em relação a esses mesmos grupos em posições de liderança na nossa indústria, a gente percebeu que tinha que fazer mais do que só prestar atenção ao gap.

A gente precisava preenchê-lo com pessoas 100% capacitadas para ocupar posições de liderança, principalmente C-Levels, com o recorte desses grupos sub-representados.

Fill, em inglês, significa preencher.

E é isso que estamos fazendo.

Estamos formando lideranças capazes de preencher o gap que o mercado tanto precisa. O Fill the Gap quer estimular a mudança em todos os países que têm gaps como o nosso. E, por meio desse projeto, incentivar a indústria global de comunicação a não só prestar atenção ao gap mas também preenchê-lo.

Ao final do curso, vamos gerar um relatório com os resultados e inspirações para que todos possam replicar o Fill the Gap.

Se você é uma liderança negra, indígena, com deficiência, trans ou não binárie, este curso é para você. E só para você.

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Pesquisa Completa

  • Pessoas no recorte de diversidade dos maiores gaps encontrados pelo último Censo Kairós: negras, indígenas, trans, não bináries e/ou com deficiência.2
  • Lideranças que já tenham experiência de mercado (em média 5 anos em posição de, no mínimo, gerência)

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Carta dos CEO’s

Esse projeto começou quando descobrimos que fomos indicados à categoria “Dirigente da Indústria da Comunicação” no Caboré 2022. Um reconhecimento que nos deixou honrados e, ao mesmo tempo, com vergonha. E, veja, não existe nada de errado com a vergonha. Ela é um fator de vulnerabilidade essencial para promover mudanças. A nossa indústria deveria sentir vergonha, porque lá estavam, mais uma vez, três homens brancos cisgêneros o retrato da falta de se reconhecer e abrir caminhos para o Brasil real na liderança de empresas de comunicação. Enquanto dirigentes, sabemos que somos parte do problema, mas também temos o privilégio, a influência e a oportunidade de agir propondo soluções. A pergunta que nós fizemos foi: como podemos usar esse momento e essa posição para que, nas próximas edições do Caboré, a fotografia do que se reconhece como Dirigente da Indústria possa ser completamente diferente?

Além de encorajar todo mundo aqui presente a reconhecer desde já as carreiras que ocupam essa posição atualmente, decidimos criar de fato uma iniciativa para isso. Portanto, fizemos algo que se faz muito pouco nessa indústria: sentar na mesa juntos. Podemos até ser concorrentes de mercado, mas basta uma conversa, como foi nosso caso, para descobrirmos que somos muito congruentes em pensamentos e intenções. Nós, dos times da AlmapBBDO, Grupo Dreamers e Soko, trabalhamos juntos para desenvolver um projeto que pudesse gerar impacto real na indústria hoje. 

Queremos ajudar a formar lideranças poderosas de pessoas de grupos sub-representados da nossa indústria em uma iniciativa acadêmica sem precedentes. Nos unimos à ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing e desenvolvemos o primeiro curso de formação em liderança para a indústria da comunicação. Não um curso genérico sobre liderança, mas um curso de longa duração que vai trazer para a sala de aula os desafios reais de se liderar uma empresa de comunicação no Brasil. Trata-se de uma iniciativa gratuita, 100% financiada pela AlmapBBDO, pelo Grupo Dreamers e pela Soko, com 40 vagas para pessoas de grupos minorizados que se tornarão os dirigentes da indústria que queremos ver no palco do Caboré. 

Esse é um movimento que começa com AlmapBBDO, Grupo Dreamers e Soko, mas que esperamos que contagie todo o mercado de comunicação outras agências, veículos, anunciantes. Que tal sentarmos juntos à mesa e abrirmos mais turmas? Que tal desenvolvermos juntos outras iniciativas como essa? Como Dirigentes da Indústria, a única certeza que temos é de que o futuro desse mercado será muito mais incrível e próspero com articulação coletiva e intencionalidade.

 

Felipe Simi, Presidente da Soko

Filipe Bartholomeu, Presidente da AlmapBBDO

Rodolfo Medina, Presidente do Grupo Dreamers

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  • Pessoas no recorte de diversidade dos maiores gaps encontrados pelo último Censo Kairós: negras, indígenas, trans, não bináries e/ou com deficiência.
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