Fill the Gap is a C-Level training course to fill in the gaps in the global communications industry.

Here in Brazil, we know perfectly well what gaps those are.

The latest communications market survey from Gestão Kairós revealed stats that we can’t ignore.

10,3%

leadership roles filled by Black people

Black people are 56.2% of the population

0,7%

leadership roles filled by people with disabilities

People with disabilities are 7% of the population

NOT ENOUGH DATA

to establish what % of leadership positions are filled by trans people

Trans people are 2% of the population

Data from the last survey of advertising agencies that signed onto the Advertising Diversity Observatory - leadership roles are defined as manager and up

A 6-month class, completely free and taught by ESPM, to train the C-levels the market claims it can’t find.

Instead of dealing with the gap between the general population vs. people in leadership positions with the same old excuses, we’re going to provide a state-of-the-art education: with the best technical and emotional training you need to tackle the greatest challenges in the communications industry and in our time.

If you’re a Brazilian Black, Indigenous, disabled, trans, or nonbinary leader, this course is for you. And just for you.

Is it radical to select people based on these markers of diversity? Yes.

But, truth be told, we need to stop debating the future and start focusing on the present. This project arose from the sight of 3 white cis non-disabled men, once again, onstage at Caboré as communications industry leaders. Our goal is to help form a new cast of leaders, one like we’ve never seen before, who’ll be ready to take center stage from 2024 onward.

Inscrições encerradas para a 1ª turma

Enrollment closed for the 1st class

Full survey

Pesquisa Completa

  • Pessoas no recorte de diversidade dos maiores gaps encontrados pelo último Censo Kairós: negras, indígenas, trans, não bináries e/ou com deficiência.2
  • Lideranças que já tenham experiência de mercado (em média 5 anos em posição de, no mínimo, gerência)

Sign up to be a mentor

Fill in your details to receive our report

Carta dos CEO’s

Esse projeto começou quando descobrimos que fomos indicados à categoria “Dirigente da Indústria da Comunicação” no Caboré 2022. Um reconhecimento que nos deixou honrados e, ao mesmo tempo, com vergonha. E, veja, não existe nada de errado com a vergonha. Ela é um fator de vulnerabilidade essencial para promover mudanças. A nossa indústria deveria sentir vergonha, porque lá estavam, mais uma vez, três homens brancos cisgêneros o retrato da falta de se reconhecer e abrir caminhos para o Brasil real na liderança de empresas de comunicação. Enquanto dirigentes, sabemos que somos parte do problema, mas também temos o privilégio, a influência e a oportunidade de agir propondo soluções. A pergunta que nós fizemos foi: como podemos usar esse momento e essa posição para que, nas próximas edições do Caboré, a fotografia do que se reconhece como Dirigente da Indústria possa ser completamente diferente?

Além de encorajar todo mundo aqui presente a reconhecer desde já as carreiras que ocupam essa posição atualmente, decidimos criar de fato uma iniciativa para isso. Portanto, fizemos algo que se faz muito pouco nessa indústria: sentar na mesa juntos. Podemos até ser concorrentes de mercado, mas basta uma conversa, como foi nosso caso, para descobrirmos que somos muito congruentes em pensamentos e intenções. Nós, dos times da AlmapBBDO, Grupo Dreamers e Soko, trabalhamos juntos para desenvolver um projeto que pudesse gerar impacto real na indústria hoje. 

Queremos ajudar a formar lideranças poderosas de pessoas de grupos sub-representados da nossa indústria em uma iniciativa acadêmica sem precedentes. Nos unimos à ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing e desenvolvemos o primeiro curso de formação em liderança para a indústria da comunicação. Não um curso genérico sobre liderança, mas um curso de longa duração que vai trazer para a sala de aula os desafios reais de se liderar uma empresa de comunicação no Brasil. Trata-se de uma iniciativa gratuita, 100% financiada pela AlmapBBDO, pelo Grupo Dreamers e pela Soko, com 40 vagas para pessoas de grupos minorizados que se tornarão os dirigentes da indústria que queremos ver no palco do Caboré. 

Esse é um movimento que começa com AlmapBBDO, Grupo Dreamers e Soko, mas que esperamos que contagie todo o mercado de comunicação outras agências, veículos, anunciantes. Que tal sentarmos juntos à mesa e abrirmos mais turmas? Que tal desenvolvermos juntos outras iniciativas como essa? Como Dirigentes da Indústria, a única certeza que temos é de que o futuro desse mercado será muito mais incrível e próspero com articulação coletiva e intencionalidade.

 

Felipe Simi, Presidente da Soko

Filipe Bartholomeu, Presidente da AlmapBBDO

Rodolfo Medina, Presidente do Grupo Dreamers

Preencha seus dados para receber nosso relatório

Cadastre-se para ser um mentor

  • Pessoas no recorte de diversidade dos maiores gaps encontrados pelo último Censo Kairós: negras, indígenas, trans, não bináries e/ou com deficiência.

  • Lideranças que já tenham experiência de mercado (em média 5 anos em posição de, no mínimo, gerência)